O POF é um site de relacionamento bastante popular. Porém, outras plataformas podem ser mais interessantes, por vários motivos.
Por isso, antes de se aventurar nessa plataforma, fique atento a todos os prós e contras que ela oferece. Acompanhe este texto até o fim e saiba mais!
Informações gerais sobre o app POF
Nota do público 3.5 / 5. Número de votos: 241
Clique na estrela e dê sua nota!
Online desde 2003
Milhões de usuários
Excesso de publicidade
Perfis falsos e com baixa qualidade
Interface antiga
Favoritos e bloqueados
Caixa de mensagens
Preço: a partir de R$15,99 p/ mês
Imagens da interface interna
Sobre o POF.com.br
Se relacionar com qualquer pessoa que seja não é uma tarefa fácil, ainda mais no contexto romântico.
Por conta disso, após o surgimento da internet, muitos sites foram criados para intermediar esse contato. Um exemplo deles é o POF, plataforma americana de namoros.
Criado em 2003, o Plenty of Fish é o que significa POF, que se utiliza de uma expressão popular para nomear-se. O termo “muitos peixes no mar” refere-se à quantidade de pessoas no mundo. Isso se traduz em um site de relacionamento, pois nele existem muitas pessoas querendo contato.
A empresa tem sede em Vancouver e é aberto em nove países, a maioria de língua inglesa.
É um site longevo e de estrutura ampla, mas que comete erros primários e pode mostrar os males de uma sociedade baseada no convívio online.
Aspectos negativos de entrar no site
Infelizmente, a plataforma tende a deixar a desejar. Isso porque uma série de pontos negativos podem ser postos em pauta. Abaixo listamos cada um deles para que você possa analisar se este app POF é interessante.
1. O POF é antigo e desatualizado
Como em todos os sites de relacionamento, o principal risco de quem se cadastra é o não de encontrar ninguém.
Isso seria matematicamente impossível devido à quantidade de pessoas. Mas, o algoritmo do site POF não ajuda, pois virou um site defasado.
Reflexos disso aparecem também no design do site. Abrir o POF Brasil é como abrir o MySpace há 10 anos, tendo em vista que isso pode ser um insulto ao MySpace (que Deus o tenha).
2. A mentira de que o POF é grátis
Pois bem, rola na internet a fama de que a plataforma é gratuita. Como em todo site de relacionamento, existem sim algumas funcionalidades gratuitas. Porém, até para usá-lo de graça você terá problemas.
Já que a interface é horrível e complicada. O site oferece o Premium, mas não recomendamos que você insira os dados do seu cartão de crédito no site.
E, sim, ao usar a versão grátis você estará limitado, mas você pode comprar pacotes especiais a partir de R$11,80.
O valor é baixo, mas sendo sinceros, não vale a pena entrar.
3. Perfis falsos e alta taxa de desistência
Uma desvantagem grande desse tipo de site também é a abertura para falsos testemunhos.
Muitas pessoas acabam mentindo em suas informações e o espaço da plataforma torna a checagem dificílima.
Óbvio que isso pode acontecer em qualquer rede. Entretanto, um site de encontros com tantos anos deveria se prevenir melhor quanto a isso.
Tal problema fica ainda mais grave se pensarmos que é um site pago, onde qualquer invasão pode gerar consequências sérias.
O portal está cheio de fakes, o que coloca em risco a segurança dos membros.
Já que muitas vezes esses falsos usuários com fotos de modelo estão esperando o primeiro inocente para pedir dinheiro, roubar informações pessoais ou até mesmo instalar um vírus no seu PC. Fique atento!
4. Reclamações e reputação na internet
É possível encontrar muitas reclamações, tanto em sites brasileiros, como em outros países. A maioria delas trata, além dos problemas já citados, de uma coisa: uso do cartão de crédito.
Uma vez que sua conta esteja cadastrada no POF, é uma romaria para conseguir fazer o cancelamento.
Muitos apelam para esses tais sites de reclamação e até ameaçam ir no Procon. Entretanto, a taxa de resolução destes infortúnios é bem baixa, ao passo que os clientes ficam na mão.
5. Insegurança para comprar a assinatura
Ao pensar isso relacionado à conta, não é difícil imaginar o estresse extra que um cartão de crédito associado pode trazer. Isso acontece devido à conta premium que o site oferece, seguido de supostas vantagens.
Apesar disso, o que muitos alegam é que essas “vantagens” se revertem em compras fantasmas e cobranças abusivas por conta do site.
Só em Novembro, no site do Reclame Aqui, mais de quatro reclamações sobre cartão de crédito foram feitas sobre o site.
6. Eliminação de conta sem justificativa
E, se por um lado o site impede que usuários deletem suas contas, por outro, o site pode deletá-las facilmente.
Qualquer uso que o site considere indevido, mesmo que não fique explícito em suas diretrizes, gera o banimento do registro.
O infortúnio é não só pela falta de respeito, mas também por ter de passar pelo longuíssimo recadastramento.
7. Excluir a conta é uma missão impossível
Deletar a conta no POF também é um caos. A maioria dos usuários que entram neste site de encontros, e se arrependem, tem problemas para eliminar o perfil.
Na maioria dos casos, os membros não encontram o caminho, e quando pensam que conseguiram excluir a conta no POF, percebem que o perfil continua ativo.
E para piorar, podemos dizer que o serviço de atenção ao cliente do POF praticamente não existe.
8. Segundo os usuários, há muitas garotas de programa no app POF
Pode parecer algo irreal, mas muitos usuários relatam que a plataforma está cheia de garotas de programa. Isso impede que pessoas que buscam relacionamento sério encontrem alguém especial.
E mesmo com a denúncia desses perfis, a plataforma ainda os mantêm lá, causando a desaprovação de muitos usuários.
9. Problemas com a localização
O app promete apresentar usuários que estão perto de você. Porém, há quem diga que se deparou com diversos perfis de outros estados, mesmo quando buscava por alguém por perto. Isso pode atrapalhar – e muito – na hora da paquera.
Aspectos positivos de usar o POF
Através da plataforma é possível encontrar pessoas de diferentes países para conversar e engajar em um relacionamento.
O foco do site é em namoros, tal qual outras plataformas como Tinder e eHarmony. Por ser um site “velho” ele ganha confiança por parte dos usuários.
Com várias abas e opções, o site oferece ao usuário opções gratuitas e pagas para seu acesso. Com pessoas de todas as idades, o portal não cobra por mensagem e afirma circulação de mais de um bilhão de mensagens por dia.
Além disso, a rede possui um teste de química, supostamente baseado nos gostos de cada usuário.
Neste teste, o algoritmo tenta bater as informações dos cadastros e estabelecer uma relação forte ou fraca. Não existe nenhum embasamento real, mas aparenta atrair muitos clientes.
Principais funcionalidades do site de relacionamento POF
- Teste de química: Encontre pessoas compatíveis com você.
- Transmissão ao vivo: Faça ou assista transmissões ao vivo dentro da plataforma.
- Quem me visitou: Veja quem visitou o seu perfil.
- Pesquisar: Use os filtros de pesquisa para encontrar alguém especial.
- “Perto”: Saiba quem está por perto e usando o app.
- MeetMe: Conheça uma pessoa por meio do “amor à primeira vista”.
Vale a penar entrar no POF para encontros?
Não. O site é antigo, com anos de experiência e um público gigantesco.
Através de um sistema de matches e análise de química, ele promete juntar parceiros e formar relacionamentos. Um site que funciona em mais de sete países e em várias línguas.
Uma plataforma que promete uma versão funcional grátis e uma versão mais arrojada em um pacote premium. Para isso é necessário o cadastro do cartão de crédito.
Entretanto, esse site que promete muito entrega pouquíssimo. Seu design obsoleto e pouco inspirado chateia e confunde o usuário.
Apesar da grande quantidade de assinantes, seria mais fácil encontrar parceiros em outra plataforma ou, até mesmo, na rua.
O uso do cartão de crédito é perigoso e gera reclamações através da internet. Isso é devido a pagamentos não solicitados e estornos não realizados.
O POF promete muitos peixes nesse oceano, mas acaba se mostrando um barco furado cercado de tubarões.