Se existisse uma fórmula secreta de como saber se é amor de verdade, será que teríamos mais relacionamentos bem-sucedidos?
Ou, como diria Nasio, em seu “Livro da Dor e do Amor”, “o amor permanece assim sendo um mistério impenetrável, que não se deve explicar, mas apenas constatar”.
Mas, como é possível constatar se é amor de verdade? O que deve ser levado em conta nessa análise?
Neste conteúdo nós unimos uma série de sinais que podem nos dar pistas de que se trata de um amor verdadeiro, e não uma paixão. Quer saber quais são eles? Então acompanhe-nos!
Como saber se é amor de verdade?
Para saber se é amor de verdade é fundamental saber ouvir os próprios sinais internos, do seu coração; e externos, que você vive com o outro.
Por isso, considere os nossos apontamentos abaixo como um ponto de partida para a sua autoanálise, e não como uma fórmula secreta.
Assim você conseguirá ter mais liberdade para analisar a sua situação e, dessa forma, reconhecer se realmente é amor. Preparado?
1. Vocês se respeitam
Mesmo que discordem de algo, ambos tratam a situação com maturidade e respeito pelo outro.
Com certeza seu relacionamento está em um lugar especial na sua vida. Dessa forma, mesmo na ausência do outro você respeita a relação e toma atitudes para mantê-la.
Além disso, a opinião do outro é relevante. Você sempre quer saber o que ele acha antes de tomar alguma decisão importante.
2. Existe confiança
Atualmente existem muitos relacionamentos tóxicos. Com a febre das redes sociais e a facilidade de conhecer outras pessoas, confiar no outro pode ser uma tarefa quase impossível.
Porém, segundo estudos, a confiança é um fator-chave quando o assunto é amor de verdade e relacionamento bem-sucedido.
3. Você está realizado e não pensa mais nos outros relacionamentos
Costumeiramente, para saber se é amor de verdade é preciso se atentar a você mesmo.
Faça perguntas como: Eu estou feliz? Estou realizado? Eu tenho pensado em relacionamentos passados?
As respostas podem lhe dar pistas de que você está satisfeito – ou não – com a relação. E isso é um fator determinante para o amor.
4. Você sente saudades
Um excelente indicador de que vai tudo bem na relação é sentir falta do outro e desejar vê-lo(a). Melhor do que isso, é a sensação sentida ao de notar que o sentimento é recíproco.
Mesmo que não exista uma programação especial, você fica feliz somente pelo fato de estar na presença do seu parceiro(a).
5. A presença do seu companheiro é confortável mesmo em meio ao silêncio
Quando ainda estamos na fase da paixão ou conhecendo uma pessoa nova, o silêncio pode ser constrangedor.
Mas quando o amor já está instaurado, a tendência é que nos sintamos confortáveis na presença do outro, mesmo quando não trocamos uma só palavra.
6. Você se sente livre para ser verdadeiro
Outro ponto importante, para saber se é amor verdadeiro, é a forma como você age e se posiciona diante do outro.
Você se sente à vontade? Ou precisa, a todo momento, policiar as suas palavras e a sua maneira de agir? Pense sobre isso.
Conhecer as fases de um grande amor pode ajudar a saber se é amor de verdade
Entender e analisar as fases que precedem a concretização de um grande amor também pode ajudar na hora de saber se é algo verdadeiro, ou não.
Por isso, abaixo listamos as fases do amor para que você saiba analisar em qual etapa você e o seu parceiro se encontram. Quem sabe isso também lhe ajude a entender melhor o momento, não é mesmo? 😉
Então vamos lá:
1. Se apaixonar
É sem dúvida um dos melhores estágios de todos os relacionamentos amorosos. Você está apaixonada, lendo frases de amor.
Seu corpo libera hormônios, como a dopamina e a serotonina, fazendo com que você se sinta cada vez mais atraída e feliz na relação.
Você acredita em tudo que a outra pessoa fala, e deseja se manter apaixonado(a) para sempre, porque tudo parece perfeito e harmônico.
Também é o momento no qual “idealizamos” o nosso “eleito”. Isto é, criamos uma imagem mental de que ele é perfeito.
Vamos construindo uma fantasia de pessoa ideal que, à medida que o relacionamento avança, essa fantasia dá espaço ao real. Mas, por ora, nosso ser amado é incrível, um super-herói, a melhor pessoa do mundo.
2. Tornarem-se um casal
A relação se aprofunda, e vocês se envolvem em um relacionamento estável. Mesmo que não tenham se casado ainda, a relação passa a ser mais rotineira e vocês já se conhecem melhor.
O momento é de união e alegria, essa é a fase que antecede o casamento para muitos casais.
Porém, para algumas pessoas aqui já começam a aparecer as primeiras pistas de que “nem tudo são flores”. Mas ainda assim as qualidades do parceiro tendem a prevalecer.
3. Desilusão ou “quebra da fantasia”
Com o passar do tempo, os hormônios da paixão deixam de influenciar diretamente o seu corpo.
Assim, você começa naturalmente a perceber os pequenos detalhes referentes a atitudes e hábitos da outra pessoa.
Você começa a dar mais atenção para aquela mania “chata”. Reconhece os potenciais defeitos do parceiro e tende a quebrar a idealização de pessoa perfeita/
Nesta fase, é muito comum que os casais se separem. Afinal, não aprendem a lidar com a desilusão de que aquela pessoa é imperfeita.
Em contrapartida a isso, é na fase da desilusão que seu relacionamento pode se fortalecer. Isso porque você decidiu amar a pessoa por quem ela é.
Ou seja, embora a quebra da idealização possa aparecer, você ainda vê as qualidades do parceiro. E, outro ponto interessante, é que pode sequer “ligar” para esses defeitos. Pois reconhece que fazem parte do outro, e tudo bem.
4. Construção de um amor verdadeiro e duradouro
Após conhecer os defeitos e falhas de seu par, alguns relacionamentos passam para a próxima fase. Aqui, a instauração do amor verdadeiro acontece.
É nessa etapa em que realmente se constrói um relacionamento sério e baseado no amor. Quando você já conhece os defeitos do outro e se acostuma a eles, sem tentar mudar seu parceiro.
Por isso, é nesse estágio do relacionamento é quando vocês dois decidem se tornar aliados. Também fortalecem o companheirismo de modo que superem as dúvidas e diferenças entre os dois.
Dessa forma, se você crê que está vivendo essa fase, há grandes chances de concluir que se trata de um amor verdadeiro!
Um amor de verdadeiro é único e especial
Cada relacionamento é único, e por mais experiência que você tenha, é preciso respeitar as diferenças entre as pessoas.
Sendo assim, para ter certeza se ainda deve investir na relação, analise o contexto geral. Em qual fase vocês estão vivendo? Como estão se sentindo no relacionamento?
Se você está feliz, aproveite este momento e deixe as dúvidas de lado! Para construir um amor de verdade é preciso investir emocionalmente na relação.
Portanto, aproveite nossas dicas para avaliar se vale a pena, ou se seu relacionamento está em uma fase que vocês não consiguem superar.
É muito comum que as pessoas se confundam. A maioria pensa estar com o amor de suas vidas, quando na realidade era apenas uma paixão passageira.
Por isso, além de saber em que estágio o seu relacionamento está, é importante dar tempo ao tempo!
Isso pois as relações amadurecem assim, como as pessoas. Dessa maneira, o ideal é que você dê tempo ao tempo, e não esteja ansiosa ou criando expectativas demais com relação ao outro. Assim você pode evitar uma desilusão futura mais dolorosa.
Lembre-se de que o amor verdadeiro não irá te fazer sofrer, ou ficar angustiado(a). Ser amado(a) irá te trazer confiança, felicidade e bem-estar.
Se você está em um relacionamento que te causa sofrimento, ansiedade, angústia ou qualquer outro sentimento negativo, é hora de reavaliar!
Independente de ter encontrado ou não o amor de verdade em outra pessoa, tenha sempre em mente que você deve se amar em primeiro lugar.
Portanto, lembre-se de que você é especial e único(a) e merece ser tratado(a) com respeito e amor.
Boas descobertas para você!