Encontrar boas perguntas para fazer no primeiro encontro pode parecer um grande desafio. Afinal, o primeiro encontro, por si só, já é visto como desafiador.
Mas existem alguns questionamentos que podem te ajudar a garantir uma conversa agradável.
Por isso, para lhe auxiliar na hora de saber o que conversar no primeiro encontro, separamos uma lista com as melhores perguntas para fazer no momento.
Use perguntas para quebrar o gelo, para provocar, para gerar uma conexão e muito mais, e conheça melhor a outra pessoa.
Conheça agora mesmo os melhores assuntos para conversar no primeiro encontro!
Perguntas para primeiro encontro: O que conversar no primeiro encontro?
Começamos este guia com algumas das perguntas essenciais para um primeiro encontro. Se você não sabe por onde começar, estas perguntas com certeza vão te ajudar.
Elas permitem criar uma conexão muito mais profunda com a pessoa com que você está saindo.
1. Você está trabalhando em algum projeto pessoal no momento?
O começo do encontro pode ser difícil, principalmente se você não conseguir quebrar o gelo e estabelecer um diálogo.
Perguntar sobre projetos pessoais que estão em andamento é uma excelente estratégia para começar a conversa.
Com essa pergunta você levará a outra pessoa a falar sobre algo que ela realmente ama. Não comece perguntando sobre o trabalho, pois o outro pode não gostar do trabalho que faz. Mas geralmente gostam dos projetos pessoais paralelos, como os hobbies.
E quando falamos sobre coisas pessoais, colocamos paixão em nossa conversa. Isso te ajudará a quebrar o gelo e a conhecer o melhor da pessoa que está ao seu lado durante o primeiro encontro.
Afinal, os melhores assuntos para conversar no primeiro encontro são aqueles que despertam a paixão.
2. Como é um dia normal para você?
Se você pensar em perguntar o que a pessoa faz, pense duas vezes. Essa pergunta, por mais simples que possa parecer, é uma das mais monótonas, pois todo mundo pergunta isso, sempre.
Que tal perguntar como é um dia normal na vida da pessoa? Dessa forma, você estará perguntando sobre o que a pessoa faz, mas não apenas no trabalho, mas sim no dia a dia.
A resposta a essa pergunta será muito mais completa e íntima, pois não é uma pergunta comum. É preciso pensar um pouco para dar uma resposta, o que é ótimo para aumentar a participação e trazer a pessoa para dentro da conversa.
3. Qual foi o último livro que você leu?
Mesmo que a pessoa não tenha lido um livro nos últimos dias ou semanas, ela provavelmente se lembrará da última vez que leu alguma coisa.
Essa é uma pergunta que traz muito aprendizado sobre as pessoas, na medida em que trabalha os gostos individuais. Logo, é um dos melhores assuntos para puxar durante o seu primeiro encontro com alguém.
Muitos dizem que somos aquilo que lemos – e também aquilo que comemos – e isso é verdade. Por isso, vale a pena perguntar sobre livros.
E mesmo que você não conheça o último livro, faça perguntas a respeito. Procure saber como ele é, qual é o seu gênero e se a pessoa gostou e recomenda a leitura.
4. O que você não gosta de comer?
Se você quer saber o que conversar no primeiro encontro, aqui vai uma pergunta fora da caixinha para fazer: o que você não gosta de comer.
Todo mundo pergunta sobre o que gostamos de comer, quais são as nossas comidas favoritas, etc. Mas, raramente perguntam o que não gostamos de comer, e isso pode ser explorado.
Geralmente, quando não gostamos de algo, podemos explicar o motivo. Pode ser alguma coisa pessoal, algum trauma, por medo de não gostar do sabor e muito mais.
Ao fazer essa pergunta você terá a possibilidade de conhecer melhor a pessoa e dar boas risadas, a depender do alimento que ela não gosta de comer e do motivo envolvido na história.
5. Quais foram as suas melhores férias?
A verdade é que raramente gostamos de falar sobre trabalho, especialmente em encontros românticos. Preferimos conversar sobre passeios, hobbies e coisas que fazemos no tempo livre.
Por isso, um dos melhores assuntos para puxar no primeiro encontro é sobre as férias. Mas não qualquer férias: as melhores férias da vida.
Sempre temos um momento da vida que foi mais especial. Seja quando conhecemos aquele lugar dos sonhos, ou quando nos divertimos e aproveitamos o tão sonhado descanso anual.
Para que a conversa não morra, pergunte mais sobre as férias, o que foi tão especial, o que a pessoa fez durante esse tempo. Vá mais fundo.
6. Como são os seus principais amigos?
Para conquistar uma pessoa também é importante conhecer o seu círculo familiar e de amigos.
Ao se mostrar interessado pelos amigos no primeiro encontro, você estará mostrando o seu interesse em seguir adiante e não ficar apenas na conversa.
Essa pergunta pode trazer muitas informações interessantes sobre a outra pessoa. Principalmente se ela começar a falar mal dos amigos ou contar algo engraçado a respeito.
Afinal, podemos ter pistas sobre a personalidade do outro por meio de suas relações e formas de mencionar acontecimentos com os amigos.
7. Como você era na infância?
Muitas pessoas mudam por completo da infância para a vida adulta. Seja no físico, no comportamental, no social, no financeiro etc. Outras pessoas permanecem bem parecidas, com traços característicos e específicos.
Desse modo, um dos assuntos para conversar no primeiro encontro é sobre essa evolução. Pergunte como a pessoa era quando criança, se algo mudou ou se continua tudo basicamente o mesmo.
Talvez ela te conte algo íntimo sobre os anos iniciais da vida, como alguma mania estranha, algum sonho inalcançável ou amor platônico.
8. Quais são os seus filmes e séries favoritos?
Filmes e séries são ótimos temas para um primeiro encontro. Conhecer os gostos da pessoa com que você está saindo é importante.
E quem não tem uma listinha de filmes e séries favoritos? Bom, nem todo mundo gosta de escolher favoritos, mas todo mundo sabe dizer alguns dos nomes que disputam pelos primeiros lugares.
O interessante dessa pergunta é o seu potencial de estimular uma conversa mais demorada. Se vocês gostam das mesmas séries e filmes, podem passar alguns bons minutos falando sobre isso. Sem spoiler, sempre.
30 perguntas para fazer no primeiro encontro: uma lista rápida de perguntas interessantes para paquera!
Agora que você já conhece as principais perguntas para fazer no primeiro encontro, está na hora de conhecer as mais básicas.
Essas são as tradicionais, que podem te salvar quando a conversa começar a perder o ritmo.
- Onde você estudou?
- Onde você mora?
- Quando foi a última vez que você viajou?
- Há quanto tempo você mora por aqui?
- Você fez faculdade?
- Qual é o seu filme favorito?
- Qual é o pior filme que você já viu?
- Você já foi ao cinema sozinho?
- Em que parte da cidade você mora?
- O que você faz para se divertir?
- Qual é o melhor programa de televisão que você está acompanhando agora?
- Você gosta de ler?
- Qual sua banda favorita?
- Você já matou aula?
- Você gosta do seu trabalho?
- Você já pensou em começar um negócio próprio?
- Qual sua comida favorita?
- Você tinha apelido quando criança?
- Você tem algum animal de estimação?
- Você é próximo da sua família?
- Você gosta mais de café ou de chá?
- É biscoito ou bolacha?
- Se você pudesse morar em qualquer lugar, onde moraria?
- Você gosta de cozinhar?
- Qual foi o pior trabalho que você já teve?
- Você gosta de sair ou de ficar em casa?
- Quando é seu aniversário?
- Você sabe andar de bicicleta?
- Você está solteiro?
- Onde você quer ir para o nosso próximo encontro?
Agora você já sabe o que conversar no primeiro encontro. Essas perguntas vão te ajudar a criar uma conexão mais profunda e evitar que a conversa seja monótona e fria.
Não se esqueça de sempre fazer as perguntas certas, no momento certo.
Perguntas para fazer no primeiro encontro: Quais temas são mais relevantes para elas e eles?
Segundo pesquisas feitas pela professora Marisa Cohen, existem temas específicos que fazem mais sucesso com as mulheres, e outros com os homens.
Isso quer dizer que além da lista de perguntas para fazer no primeiro encontro, é interessante levar em consideração o que agrada mais elas e eles.
Assim, considere:
- Se o encontro for com um homem: Fale sobre você. Os homens tendem a crer que estão “acertando” quando a mulher ou o homem se abre para eles. Isso quer dizer que quanto mais você falar sobre você – sem atrapalhar a fala alheia, mais você proporciona pistas de que o encontro está indo bem.
- Se o encontro for com uma mulher: Fale sobre ela. Demonstrar atenção ao que a mulher fala, e comentar sobre a personalidade e aparência dela pode ser um excelente quebra-gelo. Assim você demonstra estar atento a tudo o que ela diz, fazendo-a se sentir especial.
Lembre-se ainda de aproveitar elementos da própria conversa para fazer a pergunta seguinte. E quando a pessoa estiver respondendo, escute com atenção, olhando sempre nos olhos.